sexta-feira, 1 de abril de 2011

QUARESMA


Quaresma



A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender-mos de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores

A Quaresma dura 40 dias; começa  na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, com a Missa vespertina.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito


  Jejum
Na Quarta feira de cinzas e na Sexta feira Santa ,são os  dias em que é pedido a todos os adultos que jejuem (isto é, que renunciem a uma das refeições importantes do dia) em sinal de disponibilidade e solidariedade. Disponibilidade à escuta de Deus, solidariedade com os irmãos

Seria ótimo que neste tempo quaresmal nos privasse-mos um pouco
...Sofrendo um pouco de privação, saibamos ser caridosos com os homens nossos irmãos para os quais é habitual a privação de alimento

Oração:
 Ofereço Senhor  o meu jejum e sacrificio durante a Quaresma
 Neste  gesto  estou meu Deus a por-vos em primeiro lugar na minha vida
  Fazei-me Senhor mais sensível às necessidades dos meus irmãos mais pobres, que esta penitencia seja agradável a Ti Senhor e que faça com que eu saia do meu comodismo e ofereça aquilo que me sobra aos mais carentes, carentes do meu tempo, da minha atenção e da minha ajuda.


Frádigas CjtM

10 comentários:

  1. Gostei de tudo amigo
    Vou fazer muita penitência na quaresma pela melhoria do mundo,por mais justiça
    Obrigado
    Bjs
    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  2. Adorei amigo Candido
    Obrigado pela bela mensagem
    Maria Clara

    ResponderEliminar
  3. Obrigado amigo Candido
    Deus ilumine sempre v/c
    Marcia Serra

    ResponderEliminar
  4. "Na quaresma,aprendemos a conhecer e apreciar a cruz de Jesus.Com isto aprendemos tambèm tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição..."
    Cassia Cesario ‎

    ResponderEliminar
  5. Tudo verdade! sigo teu blog. Amei que vc lembrou que não basta só clicar sem ler, muita gente só curte, mas não vive e isso é ruim.. porque queremos evangelizar e não conseguimos , perante o Comodismo de nós mesmos. Começa com um simples clic..Obrigada pela Oração linda!
    Toda sexta feira de quaresma eu levanto 5:15 da manha, fazemos caminhada quaresmalc/comunidade, rezamos o rosario e depois santa MIssa.É Maravilhoso. Por exemplo agora estou livre , leve e solta por estar passando esta quaresma numa caminhada rumo á Patria Celeste!
    saiamos de nosso comodismo e vivamos nossa fé com mais integridade e honestidade a DEUS!

    ResponderEliminar
  6. GOSTEI MUITO..
    Esmeralda Biscaia

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Amigo Candido
    As suas mensagens nos fazem refletir!!!
    Bj
    Candy

    ResponderEliminar
  8. Maria dos Anjos Monoabril 02, 2011

    e lindo gosto sro abençoa todo mundo

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Cândido....um belo final de semana amigo...fica em paz...bj.
    Maria Christina Rico Marine

    ResponderEliminar
  10. lindo, nos faz parar e meditar, um abraço amigo cândido
    Manuel Costa

    ResponderEliminar